
Setúbal, 24 de Setembro de 2006.
Terminou. E terminou bem.
Julgamos que os objectivos foram plenamente cumpridos. O S. Pedro acabou por atender às nossas preces, deixando no final do último dia cair algumas lágrimas de despedida como que um “até já”, que desejamos também a todos vós, que nos deram um imenso prazer em conhecer pessoalmente.
A Organização deste primeiro encontro de olhares internacional de Setúbal está profundamente orgulhosa da simpatia por vós demonstrada, pelo prazer que nos deram em poder recebê-los na nossa terra, dar a conhecê-la em termos paisagísticos, gastronómicos e culturais, atingindo assim os objectivos a que nos propusemos, ie, organizar um encontro que foi, de facto, memorável e inesquecível para todos aqueles que participaram. Para além disso, julgamos ter conseguido promover o “bichinho” para que cada um dos participantes possa pensar em organizar algo do género na sua região. E já temos duas sugestões: Alcochete e Peniche (Berlengas). Estamos ansiosos por poder agora ser participantes nesses novos eventos.
No que toca a Setúbal, fica a promessa que mais encontros virão, sendo o próximo a inauguração da exposição das vossas fotografias, que tentaremos promover dentro de aproximadamente dois meses. A data será depois definida.
Esta exposição será constituída pelos vossos melhores momentos, que serão escolhidos por vós mesmos. A fotografia que cada um de vós determinar como o vosso melhor momento, deverá ser enviado em formato electrónico – para o nosso e-mail com as dimensões normais do Olhares, ie, maior lado com 750 píxeis – e impresso em papel fotográfico no formato 20x30, para a morada de, atempadamente, daremos a conhecer. Tal como tivemos oportunidade de explicar, esta fotografia por vós escolhida, apenas deverá ser publicada no site Olhares.com após a realização da exposição, pois tencionamos colocadas a concurso, onde cada um de vós votará na que mais gostar através de uma mensagem de e-mail. Mas, mais lá para a frente, daremos também mais detalhes.
O que agora interessa é recordar os belos momentos que passámos e partilhámos neste inesquecível fim-de-semana na nossa linda Cidade de Setúbal.
E se me permitem, queria destacar algo de extraordinário e emocionante, que foi o facto de alguém muito especial, para muitos de nós, nos ter vindo visitar, de propósito, apenas e só para nos conhecer pessoalmente, percorrendo cerca de 600Km que, por razões pessoais e infelizmente, não pôde estar desde o primeiro minuto connosco. Obrigado, António Gil. Obrigado por existires e por estares desde o início a apoiar-nos e de nos teres dado o verdadeiro privilégio de poder ter estado contigo no jantar de Sábado. A tua simpatia e amizade prevalecerão sempre dentro dos nossos corações.
A despedida de Domingo, ao final do dia, foi outro momento super emocionante. Como é possível, seres que nunca se tinham visto pessoalmente, terem uma ligação tão forte, cujo denominador comum é o amor à fotografia e a partilha de experiências e conhecimentos.
Para além das lágrimas que escorreram nas nuvens e nos beijaram as faces, olhos molhados nos abraçaram a todos, desde Vigo (Espanha), a Faro, a Alverca, a Sintra, à Ericeira, ao maravilhoso mundo que nos juntou aqui em Setúbal.
Bem hajam a todos vós, sem excepção!Falando em nome pessoal e em nome da Organização deste evento, reforço novamente o enorme orgulho que sentimos em poder ter estado convosco neste dois dias que gostaríamos de vir a repetir muitas e muitas mais vezes.
Um beijo grande e um abraço do tamanho do mundo para todos vós. Nós continuaremos por cá, pois a nossa missão ainda não terminou.

P’la Organização
Raul Alexandre