domingo, julho 16, 2006

- Setúbal enquadrada no "Enconto Internacional de Olheiros" -

Apesar de não ser um "puro" natural de Setúbal, sou apenas nascido, criado e residente neste Distrito de Setúbal, mais propriamente na cidade do Barreiro. Por isso, tenho a consciente liberdade de afirmar e confirmar, livre de “bairrismos” ou outros condicionalismos de ordem afectuosa a esta linda cidade, que Setúbal e os seus arredores mais próximos, são pela sua grande diversidade e beleza, um dos lugares mais magníficos de se fotografar, passear e conviver… E fazer Amizades...

Desde a Mítica serra da Arrábida, ali mesmo ao lado, com a sua reserva natural reserva natural, a fim de preservar a sua fauna e flora que constitui um património natural de interesse internacional.
As suas magnificas praias do Portinho da Arrábida, Galapos, Figueirinha e outros recantos entre falésias e escarpados, de fazer inveja a qualquer zona ribeirinha do mundo, não só pelas suas calmas e translúcidas águas, já Atlânticas, como um misto entre serra, praia e natureza ainda virgem. Tal como o seu enigmático e já “estrela de cinema” convento da Arrábida.

O seu fabuloso estuário do Rio Sado, com a sua foz a penetrar no Atlântico, local onde ainda se podem ver Golfinhos (quando eles querem!), a península de Tróia (mesmo em frente a Setúbal), grande extensão de areia formada através dos milénios pela foz do Sado.

Como se isso não chegasse, a própria cidade de Setúbal, com os seus interessantes locais e praças cheios de história, monumentos, zona ribeirinha do cais, lota, embarcações e outros sítios e recantos muito interessantes, com gentes muito características de uma tradicional cidade piscatória, que apesar de Metropolitana, preserva as suas mais finas raízes culturais.
Setúbal, pelas suas características próprias do sítio onde está localizada, tem uma Luz única, quase que me atrevo a dizer que a sua “luz” é um microclima, pela sua tonalidade suave e cristalina. Onde os tons azuis e os brancos imaculados predominam. Por isto tudo e pela envolvência de todos estes factores, é uma Cidade fabulosa de se fotografar…

Amigo “Olheiro(a)” por isso nesta proposta do “Encontro Internacional de Olheiros em Setúbal” queremos as tuas sugestões, opiniões, ideias e claro a tua fundamental participação neste evento… Há tanto por onde escolher! Quem uma semana não dava… Mas o convívio e o intercâmbio de conhecimentos, experiências e sobretudo da concretização e consagração de Amizades… Vale pelo seu todo…
Um grande "Beijo & Abraço"

Ramago no Olhares

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito da tua descrição! Tem jeito, o miúdo...!
E que tal programares também o lançamento do teu livro para essa altura???

Bom trabalho!!
Bjos!

Anónimo disse...

Adorei o v/ filme promocional..........fartei-me de rir. Esta página esta fabulosa. Prabens . Quando vamos ter o novo encontro? estou à espera. Beijos e abraços para todos