quinta-feira, agosto 03, 2006

Uma Das Mais Belas Baías do Mundo

SETÚBAL, uma cidade moderna com a diversidade de um concelho que navega, entre o rural e o urbano, abraçada pela Serra da Arrábida e o Rio Sado, com os seus tesouros mais preciosos, Setúbal entra no mais invejado Clube das Mais Belas Baías do Mundo,

Quem visita Setúbal, fica apaixonado por esta beleza natural. A identidade gastronómica da região, nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, feijoada de choco, espetada de tamboril, choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer os nossos deliciosos e especiais rodízios de peixe, para além dos mariscos:- amêijoas, camarão, santola, etc, etc, iguarias que podem ser desfrutadas em esplanadas solarengas.

- Convento de Jesus constitui um dos marcos principais do Manuelino em Portugal.

Em frente à igreja encontra-se um belo cruzeiro em mármore vermelho da Arrábida. (Local a visitar)

- Igreja de S. Julião, edifício Manuelino, reconstruído no séc. XVI e muito afectado pelo terramoto de 1755. Restam apenas dois portais, um dos quais verdadeiramente notável. (Local a visitar)



- Mandado construir por Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal) este castelo tem a forma de
uma estrela irregular de 6 pontas. No seu espaço interior encontra-se instalada uma das Pousadas de Portugal (Pousada de S. Filipe). (Local a visitar)..



- Moinho da Maré da Mourisca, situado na herdade da Mourisca, foi construído em 1601. Está integrado na Reserva Natural do Estuário do Sado. Este espaço é constituído por sapal – antigos arrozais abandonados. (Local a visitar)




- Arrábida é a designação atribuída à cadeia montanhosa calcária que se estende do Cabo Espichel até Palmela. Nela existem as mais variadas espécies de aves de rapina e outras, bem como encontramos espécies florísticas protegidas. (Local a visitar).



- Em pleno coração da Serra da Arrábida, podemos observar e visitar o Convento da Arrábida, fundado em 1542 por frades franciscanos. Teve ocupação religiosa até 1834, data da expulsão desta ordem, (vá-se lá saber porquê), sendo actualmente utilizado para fins culturais pela Fundação Oriente. (Local a visitar).



Tentei ao máximo expôr algumas sugestões de locais a serem visitados no Mega Emcontro. Espero que gostem e dêem as vossas opiniões.

Um beijo bem grande.

http://www.olhares.com/ternura




10 comentários:

Raul Alexandre disse...

Excelente trabalho este que aqui fizeste... é um explêndido itenerário para visitar, fotografar e contemplar... tenho a certeza que vais ser mesmo inesquecível este encontro de olhares!!!

Beijos e abraço,
Raul Alexandre

http://www.olhares.com/ralexandre/

Ramarago disse...

reafirmo o que o Raul disse e finalmente o "teu" post tão esperado!!! lol... pelos teus itenerários, já estou com àgua na boca...

Maria disse...

Custou mas foi e mesmo assim ainda não está como eu gostava.
Ganda noia :-)

Jocas

Rui J Santos disse...

Bom Maria que ei eu de te dizer, a cidade de Setubal retratada e decumentada por ti, só tem a ganhar, e eu também ,porque,tenho a sorte de conheçer pessoalmente uma mulher como tu ,com uma riqueza inorme de conhecimentos da nossa cidade .parabens um trabalho magnifico um beijo amiga

Ana disse...

Hummm que coisa..cada dia que leio este blog fico ainda mais indecisa em qual dos dias ir...já fui a alguns mas não me importava de os rever, mas o que interessa mesmo será o convivio entre as pessoas, bem...até dia 8/9 tenho que resolver ...

Caminhante da vida disse...

Olá

Muitos parabens pelo blog está lindo e tens um dom para a fotografia. também gostava de me iniciar na fotografia. Podes dar-me umas dicas? ***** Pedro.

PeNnYwIsE disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria disse...

Olá Pedro,

Obrigada pela participação no blog. Para te iniciares na fotografia, só tens que fazer o que tomos nós fizemos, é dar uns cliks. Depois, o "vicio" vem por acréscimo. Acredita que é mesmo viciante :-). Estarei sempre ao teu dispor.

Beijinhos

DaRk_MoOn disse...

Nao poderia deixar de comentar estas lindas fotografias da "minha" terrinha! Tens mt geito e bom gosto...continua assim... Fotografar a natureza dá gosto e é simplesmente maravilhoso fotografa-la é pura, verdadeira... Adoro-a!

Anónimo disse...

É de facto uma grande maravilha! Gostva de ver mais fotos de tanta beleza e paixao como estas!nao esquecendo que tambem as ruas de setubal sao verdiro tesouro de segredos pos existem pormenores riquissimos. Amo te Setubal!