quinta-feira, agosto 03, 2006

Uma Das Mais Belas Baías do Mundo

SETÚBAL, uma cidade moderna com a diversidade de um concelho que navega, entre o rural e o urbano, abraçada pela Serra da Arrábida e o Rio Sado, com os seus tesouros mais preciosos, Setúbal entra no mais invejado Clube das Mais Belas Baías do Mundo,

Quem visita Setúbal, fica apaixonado por esta beleza natural. A identidade gastronómica da região, nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, feijoada de choco, espetada de tamboril, choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer os nossos deliciosos e especiais rodízios de peixe, para além dos mariscos:- amêijoas, camarão, santola, etc, etc, iguarias que podem ser desfrutadas em esplanadas solarengas.

- Convento de Jesus constitui um dos marcos principais do Manuelino em Portugal.

Em frente à igreja encontra-se um belo cruzeiro em mármore vermelho da Arrábida. (Local a visitar)

- Igreja de S. Julião, edifício Manuelino, reconstruído no séc. XVI e muito afectado pelo terramoto de 1755. Restam apenas dois portais, um dos quais verdadeiramente notável. (Local a visitar)



- Mandado construir por Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal) este castelo tem a forma de
uma estrela irregular de 6 pontas. No seu espaço interior encontra-se instalada uma das Pousadas de Portugal (Pousada de S. Filipe). (Local a visitar)..



- Moinho da Maré da Mourisca, situado na herdade da Mourisca, foi construído em 1601. Está integrado na Reserva Natural do Estuário do Sado. Este espaço é constituído por sapal – antigos arrozais abandonados. (Local a visitar)




- Arrábida é a designação atribuída à cadeia montanhosa calcária que se estende do Cabo Espichel até Palmela. Nela existem as mais variadas espécies de aves de rapina e outras, bem como encontramos espécies florísticas protegidas. (Local a visitar).



- Em pleno coração da Serra da Arrábida, podemos observar e visitar o Convento da Arrábida, fundado em 1542 por frades franciscanos. Teve ocupação religiosa até 1834, data da expulsão desta ordem, (vá-se lá saber porquê), sendo actualmente utilizado para fins culturais pela Fundação Oriente. (Local a visitar).



Tentei ao máximo expôr algumas sugestões de locais a serem visitados no Mega Emcontro. Espero que gostem e dêem as vossas opiniões.

Um beijo bem grande.

http://www.olhares.com/ternura




8 comentários:

Raul Alexandre disse...

Excelente trabalho este que aqui fizeste... é um explêndido itenerário para visitar, fotografar e contemplar... tenho a certeza que vais ser mesmo inesquecível este encontro de olhares!!!

Beijos e abraço,
Raul Alexandre

http://www.olhares.com/ralexandre/

Ramarago disse...

reafirmo o que o Raul disse e finalmente o "teu" post tão esperado!!! lol... pelos teus itenerários, já estou com àgua na boca...

Maria disse...

Custou mas foi e mesmo assim ainda não está como eu gostava.
Ganda noia :-)

Jocas

Anónimo disse...

Hummm que coisa..cada dia que leio este blog fico ainda mais indecisa em qual dos dias ir...já fui a alguns mas não me importava de os rever, mas o que interessa mesmo será o convivio entre as pessoas, bem...até dia 8/9 tenho que resolver ...

Anónimo disse...

Olá

Muitos parabens pelo blog está lindo e tens um dom para a fotografia. também gostava de me iniciar na fotografia. Podes dar-me umas dicas? ***** Pedro.

Maria disse...

Olá Pedro,

Obrigada pela participação no blog. Para te iniciares na fotografia, só tens que fazer o que tomos nós fizemos, é dar uns cliks. Depois, o "vicio" vem por acréscimo. Acredita que é mesmo viciante :-). Estarei sempre ao teu dispor.

Beijinhos

Anónimo disse...

Nao poderia deixar de comentar estas lindas fotografias da "minha" terrinha! Tens mt geito e bom gosto...continua assim... Fotografar a natureza dá gosto e é simplesmente maravilhoso fotografa-la é pura, verdadeira... Adoro-a!

Anónimo disse...

É de facto uma grande maravilha! Gostva de ver mais fotos de tanta beleza e paixao como estas!nao esquecendo que tambem as ruas de setubal sao verdiro tesouro de segredos pos existem pormenores riquissimos. Amo te Setubal!