domingo, julho 16, 2006

- Programa do Encontro Internacional de Olhares de Setúbal -

Desde o início, quando um reduzido número de “Olheiros Setubalenses” se lembraram de organizar algo para dar a conhecer a nossa linda Cidade de Setúbal e tudo aquilo que a rodeia, desde Paisagens Naturais, Animais, Paisagens Urbanas, História, Gentes e Locais, etc., foi crescendo a motivação entre outros e somos hoje a oficializar a realização do Encontro Internacional de Olhares de Setúbal.


Este encontro realizar-se-á em Setúbal nos dias 23 e 24 de Setembro próximo (Sábado e Domingo, respectivamente), podendo os participantes estarem presentes os dois dias ou apenas num deles, se bem que, caso optem pelo fim-de-semana completo – especialmente para os que ainda não conhecem a nossa Cidade –, poderão comprovar a infinita beleza que esta região vos tem para oferecer.

Sabemos que, por lhe atribuirmos a designação Internacional, é um objectivo ambicioso mas não impossível. Os nossos queridos colegas brasileiros, espanhóis, italianos, franceses, ingleses, ie, todos aqueles que residem no estrangeiro que pertençam ao site http://www.olhares.com/ e que estejam interessados em viajar até Setúbal, estão todos convidados a participarem connosco neste encontro, que tudo faremos que se torne memorável e inesquecível.

O programa do encontro está já definido, podendo ainda ter que se “limar algumas arestas” até termos noção do número de participantes bem como de algumas confirmações de entidades externas que serão fundamentais no desenrolar das actividades que nos propomos vir proporcionar. (*)

Assim, o programa inicial será o seguinte:


Sábado, dia 23 de Setembro.
09:00 – 09:30

Encontro de participantes no "jardim da beira-mar" junto da estátua do padroeiro da cidade( perto do restaurante "Portugália") - Briefing do programa.

09:30 – 12:30

Após o ponto de encontro, travessia para Tróia nos ferries onde nos esperam veículos todo-o-terreno (ou eventualmente autocarros/s*) para visita guiada aos locais de maior interesse paisagístico da margem sul do rio Sado, como por exemplo, a Aldeia piscatória palafítica da Carrasqueira com elevado interesse etnográfico e de rara beleza para registos fotográficos.

Almoço

Almoço e confraternização num restaurante em Setúbal (eventualmente Alcácer-do-Sal*).

15:30 – 19:00

Após o repasto irá realizar-se um passeio de galeões do sal (embarcações típicas à vela) pelo estuário do Sado e Arrábida.
Jantar/After-hours
Breve passeio pela zona história até ao local do jantar. Após a janta (que até poderá ser feita a bordo do galeões*) poderemos fazer umas longas exposições no Castelo de São Filipe, local de eleição para registos panorâmicos sobre a cidade, Troia e estuário do sado. Claro que para os reistentes haverá programa de continuidade com copos & ramboia.

Domingo, dia 24 de Setembro.

09:00 – 09:30

Encontro dos participantes no "jardim da beira-mar" junto à estátua do padroeiro da cidade (perto do restaurante "Portugália") - Briefing do programa.

09:30 – 13:00

Visita ao Convento da Arrábida (eventualmente de autocarro*), e miradouros arrabidinos. Locais de rara beleza patrimonial e natural onde a serra e o mar se unem num quadro singular. Conforme o número de participantes no evento poderá haver a necessidade de dividir a visita em grupos que poderá mesmo ter de se estender pelo programa da tarde*.

Almoço

Local a definir conforme o desenrolar da visita ao Convento da Arrábida*.

15:30 – 20:00


Roteiro fotográfico pela zona histórica de Setúbal. No Final da tarde a "Despedida" .



(*) - Haverá certamente necessidade de ajustes programáticos que se prendem com o número de participantes no evento e com o facto de que à data de hoje existem ainda algumas dúvidas em relação às entidades externas que nos poderão ajudar acompanhar neste encontro (os passeios de viaturas todo-o-terreno, de Galeão e a visita ao Convento da Arrábida, por exemplo) relacionados com o ainda desconhecimento do número de participantes no encontro e respectivos custos envolvidos que terão que se suportados por todos nós, mas que tentaremos reduzir ao máximo possível. Estamos certos que, quando mais participantes houver, menores serão esses custos. Assim, apelamos que se inscrevam o quanto antes para que, o mais tardar em meados do mês de Agosto, princípios de Setembro possamos já ter uma noção exacta dos custos envolvidos por cada participante.

O e-mail para o qual se poderão inscrever e colocar dúvidas que ainda persistam, sugestões e outras ideias será o olheirosdesetubal@gmail.com.

Depois da confirmação da participação de cada um de vós, será colocada uma lista de participantes que será divulgada aqui no nosso blog.

Para os participantes que não sejam da região de Setúbal que pretendam participar nos dois dias do evento, poderá ser também disponibilizada uma lista de alojamentos onde poderão pernoitar de Sábado para Domingo.

Depois do evento, será organizada uma exposição (ainda em local e data a definir) onde serão expostos os trabalhos de cada um dos participantes (num máximo de três fotografias por participante) que serão avaliadas por um júri constituído pela organização do encontro, sendo premiados os três melhores trabalhos. Julgamos ter mais detalhes no princípio do mês de Setembro. Os trabalhos dos membros da organização, serão igualmente expostos mas não entrarão a concurso.

A vossa participação é fundamental. Quanto mais numerosa for a comunidade de “olheiros” a participar neste encontro, melhor será, concerteza, o resultado final, com a criação de laços interpessoais, troca de experiências e, não menos importante, o ficar a conhecer uma das mais lindas baías do mundo, que abraça a Cidade de Setúbal e que tanto todos amamos.

Beijos e abraços,
Raul Alexandre

http://www.olhares.com/ralexandre

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos autores deste futuro encontro... estarei lá certamente! O programa está muito bom! Se puder ajudar com algo não hesitem...
Abraço!

Anónimo disse...

Ops..... não sou anónimo!!! Sou o Paulo dos Olhares!!

Artur Lopes disse...

Bem agora que esta tudo bem "desenhado" vou fazer uns clics??!! LOL
Abraço

Artur

Anónimo disse...

Votos para que esta grande realização que é o Encontro de Olhares em Setúbal seja um sucesso (que vai ser, com toda a certeza). Muita pena minha não poder estar convosco aí! Um abraço especial ao Rui J. Santos e ao Raul Alexandre.

Anónimo disse...

Parabens para vcs, pois o encontro de Setubal foi super fantástico. Gente maravilhosa e uma organização, de se lhe tirar o chapeu. Estou à espera do proximo. Beijos e abraços para todos. MJ