quarta-feira, julho 09, 2008

Programa (preliminar) do 2º Encontro Internacional de Fotografia de Setúbal


SETÚBAL, uma cidade moderna com a diversidade de um concelho que navega, entre o rural e o urbano, abraçada pela Serra da Arrábida e o Rio Sado, com os seus tesouros mais preciosos, Setúbal entra no mais invejado Clube das Mais Belas Baías do Mundo,

Quem visita Setúbal, fica apaixonado por esta beleza natural. A identidade gastronómica da região, nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, feijoada de choco, espetada de tamboril, choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer os nossos deliciosos e especiais rodízios de peixe, para além dos mariscos - amêijoas, camarão, santola, etc., etc., iguarias que podem ser desfrutadas em imensos locais aprazíveis onde o bem receber se une ao fantástico clima durante todo o ano.

Entre os vários locais a visitar no nosso concelho (Serra da Arrábida, Alcácer, Carrasqueira, etc.), do itinerário citadino que obrigatoriamente será visitado destacamos os seguintes locais.

Assim, o programa inicial (que poderá sofrer algumas rectificações mais adiante) será o seguinte:



09:00 - Ponto de Encontro

- Encontro dos participantes no Jardim da Beira-Mar, junto da Estátua do Padroeiro da Cidade (Esplanada MXL) – Briefing do programa.


09:30 - 11.30 – Coudelaria dos Arneiros – Quinta Xavier de Lima

- Coudelaria Xavier de Lima foi fundada nos anos 1960. Tem actualmente 600 animais, dos quais mais de 400 inscritos no Stud Book da raça Lusitana, pertencendo os restantes às raças Anglo-Lusa e Luso-Árabe. Ao longo do tempo tem sido exportados vários animais, tendo sido alguns deles distinguidos nas modalidades de Dressage; Atrelagem e Toureio.

Os participantes terão o prazer de assistir a uma exibição da Escola de Equitação, bem como desfrutar, do prazer da sua montada (para os mais arrojados).



11:30 – 13:00 Regresso a Setúbal pela magnífica Serra da Arrábida

- Arrábida é a designação atribuída à cadeia montanhosa calcária que se estende do Cabo Espichel até Palmela. Nela existem as mais variadas espécies de aves de rapina e outras, bem como encontramos espécies de flora protegidas e únicas, a nível mundial. Em pleno coração da Serra da Arrábida, podemos observar o Convento da Arrábida, fundado em 1542 por frades franciscanos. Teve ocupação religiosa até 1834, data da expulsão desta ordem, (vá-se lá saber porquê), sendo actualmente gerido e utilizado para fins culturais pela Fundação Oriente.


13:00 – 15:00 - Almoço no Restaurante "Novo 10", Setúbal



15:30 – 16:30 - Gâmbia – Visita à Herdade de Francisco Borba

- Na Gâmbia, Freguesia da Cidade de Setúbal, são desenvolvidas actividades ligadas à exploração de salinas e de mariscador. Grande parte das antigas salinas foram transformadas em pisciculturas, cuja actividade se encontra em franca expansão. As espécies de peixe mais produzidas são a dourada, o robalo, o linguado e a enguia. Na área industrial, na zona do Vale da Rosa, estão instaladas empresas de betão e montagem de automóveis. Na área da agricultura, existem os maiores produtores de alface da região. Há também a criação de gado bovino e ovino, criados em pastoris, principalmente na Herdade de Gâmbia e na Quinta de Canes. Os visitantes poderão igualmente contemplar um porto palafítico, um pouco à semelhança do Moinho de Marés da Mourisca.


17:00 – 19:00 Alcácer do Sal

- Alcácer do Sal é uma cidade pertencente ao Distrito de Setúbal, região Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral, com cerca de 9000 habitantes. Uma das mais antigas cidades da Europa, fundada antes de 1000 a.C. pelos fenícios. Assim como as vizinhas e também fenícias Lisboa e Setúbal, fornecia sal, peixe salgado, cavalos para exportação e alimentos para os barcos que comerciavam estanho com a Cornualha.



19:30 – 21:00 - Cais Palafítico da Carrasqueira – Pôr do Sol

- A Carrasqueira é uma aldeia do Concelho de Alcácer do Sal e localiza-se na Reserva Natural do Estuário do Sado…um dos seus pontos de interesse é o seu Cais Palafítico e esta é a história que poucas pessoas conhecem e que teve início 30 anos atrás… Os habitantes da aldeia da Carrasqueira dividem a labuta diária entre a faina do mar e o amanho da terra. A primeira pesca foi a apanha de amêijoas de cabeça (que eram vendidas a pessoas que se deslocavam à aldeia e aí as compravam). Nesses tempos não haviam balanças, pelo que eram utilizadas latas de meia arroba para servir de medida. Depois as pessoas começaram a comprar ostras. Foi esta pesca que trouxe um grande desenvolvimento à Carrasqueira.

Este encontro realizar-se-á em Setúbal no de 20 de Setembro próximo (Sábado), podendo os participantes – especialmente para os que ainda não conhecem a nossa região – optar por ficar também no Domingo (tendo todo o nosso apoio, embora não estando previstos itinerários pré-concebidos) onde poderão comprovar a infinita beleza que esta região tem para lhes oferecer noutros locais que não se encontram previstos no nosso itinerário oficial do encontro de Sábado.

Sabemos que, por lhe atribuirmos a designação "Internacional", é um objectivo ambicioso mas não impossível. Os nossos queridos colegas brasileiros, espanhóis, italianos, franceses, ingleses, ie, todos aqueles que residem no estrangeiro que estejam interessados em viajar até Setúbal, estão todos convidados a participarem connosco neste encontro, que tudo faremos que se torne memorável e inesquecível, tal como o fizemos no nosso primeiro encontro.

Já se encontram abertas as pré-inscrições que deveram ser efectuadas para o nosso endereço de correio electrónico olheirosdesetubal@gmail.com


Nota Final:
O valor da inscrição será oportunamente divulgado, reflectindo apenas os custos inerentes à operação de logística do encontro. No entanto, ainda nos falta apurar um dos seus componentes, pelo que, logo que nos seja possível, divulgaremos o valor correcto, devendo rondar os 30 Euros por pessoa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agrada-me este programa do encontro, bjs para os organizadores.
Dulce B.