quarta-feira, abril 04, 2007

Convite de Participação em Exposição Fotográfica

Objectivo

Com o principal objectivo de promover um exemplo do património arquitectónico, histórico e cultural da região de Setúbal, vimos convidar-vos a participarem numa exposição fotográfica cujo tema será “Marés na Mourisca”, a ser inaugurada no Moinho de Maré da Mourisca no próximo dia 25 de Abril de 2007.


O Moinho de Maré da Mourisca

Como características particulares, o Moinho de Maré da Mourisca encontra-se em perfeita integração na paisagem, sendo o único exemplar, dos quatro moinhos que outrora existiram no estuário do Sado, apresentando-se como testemunho da tradição e cultura ribeirinhas. Localizado no Estuário do Rio Sado, numa zona de sapal e salinas, rodeada de terrenos que outrora se utilizavam para a cultura do arroz.

Existe uma lápide no seu interior, que assinala a data de 1601. Foi reconstruído por várias vezes no século passado. Este moinho é sem dúvida uma peça de arqueologia industrial e apresenta-se como o testemunho dos conhecimentos de engenharia medieval.






Este moinho, situado junto à localidade da Mourisca, aproveita as marés como fonte de energia e é um exemplo secular de actividade económica com aproveitamento de recursos naturais renováveis e não poluentes. Foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado e nele funciona actualmente um Eco Museu - Centro de Educação Ambiental vocacionado para as actividades tradicionais. Aqui podemos encontrar uma sala de exposições, audiovisuais, loja, forno de lenha para fabrico de pão e moagem. Tem uma exposição permanente sobre a Reserva Natural do Estuário do Sado.

Actualmente este património é gerido por uma associação criada para o efeito que reúne na sua direcção várias entidades como a R.N.E.S. (Reserva Natural do Estuário do Sado), C.M.S. (Câmara Municipal de Setúbal) e as Juntas de Freguesia da região.

Este espaço de enorme potencial é neste momento sede da exposição fotográfica dos Olheiros de Setúbal onde se dá a conhecer as fotos dos participantes no evento de Setembro de 2006 bem como se pretende promover e partilhar com todos o próprio espaço de suporte da exposição.

Ora até aqui tudo bem não fosse a nuvem escura que paira sobre o moinho (e não nos referimos à foto). É que o mandato da Associação Esteiros terminou em Dezembro de 2006 e um futuro incerto atormenta aquele monumento vivo que carece de permanente atenção e manutenção. Sendo propriedade da R.N.E.S. - I.C.N. (Instituto da Conservação da Natureza), num quadro de indefinição administrativa, as reservas e preocupações são muitas a julgar pelo exemplo do galeão do sal "Zé-Mário", também património da R.N.E.S. e, como é sabido, de todos se encontra num estado de total e irresponsável abandono em plena doca das Fontainhas em Setúbal.

Como participar

Assim, quem quiser participar neste evento, basta enviar uma fotografia impressa no formato que entender (sendo o formato mínimo aceitável os 10x15 cm), até dia 17 de Abril de 2007, ao cuidado de Maria João, para a seguinte morada:

Moinho de Maré da Mourisca
2910-276 FARALHÃO
SETÚBAL


O tema obrigatório será o próprio Moinho, sendo consideradas todas as fotografias captadas (ou ainda por captar) dentro do espaço envolvente ao Moinho de Maré da Mourisca, no seu interior ou exterior, na zona do sapal, a réplica da casa da Carrasqueira, a zona de piqueniques, etc.

Todas as fotografias enviadas (excepto as que o autor assim demonstre intenção contrária) serão oferecidas à entidade que gere o Moinho, disponibilizando assim todos e quaisquer direitos de autor, sendo os trabalhos expostos poderão ser vendido ou leiloados e cujas verbas reverterão para o Moinho de Maré da Mourisca.


Conclusão

Esperamos assim que este convite tenha boa aceitação da vossa parte, contribuindo assim para a defesa e divulgação do nosso património que muito queremos conservar.

Para qualquer outra informação enviem-nos um e-mail para olheirosdesetubal@gmail.com.

Até lá,
pl'A Organização

2 comentários:

Lenita Nabais disse...

Parabéns por esta iniciativa, que é de louvar!!! Pela minha parte, envio hoje a foto e irei à inauguração da exposição dia 25 de abril. Vou ser optimista e pensar que vai valer a pena darmos o nosso contributo para este trabalho, em prole da preservação do Moinho da Maré da Mourisca1 um abraço olheiro!

Anónimo disse...

Me parece una idea genial sobre todo porque pretende conservar el patrimonio historico, el nuevo look perfecto. Parabéns por todo este bello trabajo que efectuais. Un abrazo para todos