domingo, agosto 31, 2008

Ponto de Encontro para o início do 2º Encontro Internacional de Fotografia de Setúbal

A pedido de muitos vós, serve o presente post para divulgar as coordenadas do Ponto de Encontro para o início do 2º Encontro Internacional de Fotografia de Setúbal.


Às 9 horas do próximo dia 20 de Setembro, deveremos estar todos a postos para dar início ao briefing deste nosso enconto junto à Estátua do Padroeiro da Cidade de Setúbal, S. Francisco Xavier, no Jardim Eng. Luis da Fonseca, na Av. Jaime Rebelo.


Coordenadas GPS:
38°31'15.51"N
8°53'29.67"W


quinta-feira, agosto 28, 2008

Esclarecimentos - Confirmação Inscrição 2º Encontro Internacional de Fotografia de Setúbal

Caros (as) amigos (as),

Para uma mais fácil e mais célere confirmação das vossas inscrições para o 2º Encontro Internacional de Fotografia de Setúbal (via transferência bancária), por favor enviem-nos o comprovativo da vossa transferência bem como o nome pelo qual o vosso Banco vos conhece. Estamos com alguma dificuldade em confirmar algumas das transferências que estamos a receber, mesmo com o vosso comprovativo.

Isto é válido tanto para as transferências interbancárias como para as transferências internas.

Entretanto, caso o vosso nome não conste da lista de inscrições confirmadas (aqui, do lado direito) passados 3 a 4 dias da data da vossa transferência, por favor entrem em contacto connosco para tentarmos verificar a situação.

Agradecemos a vossa compreensão.
P´los Olheiros de Setúbal

terça-feira, agosto 26, 2008

Programa Definitivo do 2º Encontro internacional de Fotografia de Setúbal

Caros (as) Amigos (as),

Estamos a menos de um mês do evento de que tanto esperamos.

Estamos a superar todas as expectativas com a pré-inscrição de mais de 100 amantes da fotografia para este nosso 2º Encontro Internacional de Fotografia de Setúbal, o que aumenta significativamente a responsabilidade desta organização. Mas acreditamos que vamos conseguir proporcionar agradáveis momentos com a ajuda do tempo, da inesgotável e inigualável beleza natural da nossa região, bem como a gastronomia que nos alimenta.

Vamos assim tentar fazer do dia 20 de Setembro de 2008 um Sábado que seja mais um dia inesquecível para todos os que vierem a participar connosco.




SETÚBAL, uma cidade moderna com a diversidade de um concelho que navega, entre o rural e o urbano, abraçada pela Serra da Arrábida e o Rio Sado, com os seus tesouros mais preciosos, Setúbal entra no mais invejado Clube das Mais Belas Baías do Mundo.





Quem visita Setúbal, fica apaixonado por esta beleza natural. A identidade gastronómica da região, nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, feijoada de choco, espetada de tamboril, choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer os nossos deliciosos e especiais rodízios de peixe, para além dos mariscos - amêijoas, camarão, santola, etc., etc., iguarias que podem ser desfrutadas em imensos locais aprazíveis onde o bem receber se une ao fantástico clima durante todo o ano.


Entre os vários locais a visitar no nosso concelho (Serra da Arrábida, Alcácer, Carrasqueira, etc.), do itinerário citadino que obrigatoriamente será visitado destacamos os seguintes locais.

Assim, o programa definitivo é o seguinte:

09:00 - Ponto de Encontro
- Encontro dos participantes no Jardim da Beira-Mar, junto da Estátua do Padroeiro da Cidade (Esplanada MXL) – Briefing do programa.


09:30 - 11.30 – Coudelaria dos Arneiros – Quinta Xavier de Lima



- Coudelaria Xavier de Lima foi fundada nos anos 1960. Tem actualmente 600 animais, dos quais mais de 400 inscritos no Stud Book da raça Lusitana, pertencendo os restantes às raças Anglo-Lusa e Luso-Árabe. Ao longo do tempo tem sido exportados vários animais, tendo sido alguns deles distinguidos nas modalidades de Dressage; Atrelagem e Toureio.
Os participantes terão o prazer de assistir a uma exibição da Escola de Equitação, bem como desfrutar, do prazer da sua montada (para os mais arrojados).




11:30 – 13:00 Regresso a Setúbal pela magnífica Serra da Arrábida




- Arrábida é a designação atribuída à cadeia montanhosa calcária que se estende do Cabo Espichel até Palmela. Nela existem as mais variadas espécies de aves de rapina e outras, bem como encontramos espécies de flora protegidas e únicas, a nível mundial. Em pleno coração da Serra da Arrábida, podemos observar o Convento da Arrábida, fundado em 1542 por frades franciscanos. Teve ocupação religiosa até 1834, data da expulsão desta ordem, (vá-se lá saber porquê), sendo actualmente gerido e utilizado para fins culturais pela Fundação Oriente.






13:00 – 15:00 - Almoço no Restaurante "Novo 10", Setúbal


15:30 – 16:30 - Gâmbia – Visita à Herdade de Francisco Borba



- Na Gâmbia, Freguesia da Cidade de Setúbal, são desenvolvidas actividades ligadas à exploração de salinas e de mariscador. Grande parte das antigas salinas foram transformadas em pisciculturas, cuja actividade se encontra em franca expansão. As espécies de peixe mais produzidas são a dourada, o robalo, o linguado e a enguia. Na área industrial, na zona do Vale da Rosa, estão instaladas empresas de betão e montagem de automóveis. Na área da agricultura, existem os maiores produtores de alface da região. Há também a criação de gado bovino e ovino, criados em pastoris, principalmente na Herdade de Gâmbia e na Quinta de Canes. Os visitantes poderão igualmente contemplar um porto palafítico, um pouco à semelhança do Moinho de Marés da Mourisca.



17:00 – 19:00 Alcácer do Sal




- Alcácer do Sal é uma cidade pertencente ao Distrito de Setúbal, região Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral, com cerca de 9000 habitantes. Uma das mais antigas cidades da Europa, fundada antes de 1000 a.C. pelos fenícios. Assim como as vizinhas e também fenícias Lisboa e Setúbal, fornecia sal, peixe salgado, cavalos para exportação e alimentos para os barcos que comerciavam estanho com a Cornualha.



19:30 – 21:00 - Cais Palafítico da Carrasqueira – Pôr do Sol



- A Carrasqueira é uma aldeia do Concelho de Alcácer do Sal e localiza-se na Reserva Natural do Estuário do Sado…um dos seus pontos de interesse é o seu Cais Palafítico e esta é a história que poucas pessoas conhecem e que teve início 30 anos atrás… Os habitantes da aldeia da Carrasqueira dividem a labuta diária entre a faina do mar e o amanho da terra. A primeira pesca foi a apanha de amêijoas de cabeça (que eram vendidas a pessoas que se deslocavam à aldeia e aí as compravam). Nesses tempos não haviam balanças, pelo que eram utilizadas latas de meia arroba para servir de medida. Depois as pessoas começaram a comprar ostras. Foi esta pesca que trouxe um grande desenvolvimento à Carrasqueira.



Muito embora queiramos ser o mais precisos e pontuais possível nos locais a visitar, poderão haver alterações de última hora no actual e definitivo programa, nomeadamente na parte da tarde do nosso encontro, pois o seu ponto alto será fotografar o Pôr-do-Sol na Carrasqueira. E nesse, temos que, obrigatoriamente, ser pontuais.




Este encontro realizar-se-á em Setúbal no dia 20 de Setembro próximo (Sábado), podendo os participantes – especialmente para os que ainda não conhecem a nossa região – optar por ficar também no Domingo (tendo todo o nosso apoio, embora não estando previstos itinerários pré-concebidos) onde poderão comprovar a infinita beleza que esta região tem para lhes oferecer noutros locais que não se encontram previstos no nosso itinerário oficial do encontro de Sábado.

Sabemos que, por lhe atribuirmos a designação "Internacional", é um objectivo ambicioso mas não impossível. Os nossos queridos colegas brasileiros, espanhóis, italianos, franceses, ingleses, ie, todos aqueles que residem no estrangeiro que estejam interessados em viajar até Setúbal, estão todos convidados a participarem connosco neste encontro, que tudo faremos que se torne memorável e inesquecível, tal como o fizemos no nosso primeiro encontro. A título de curiosidade, temos já pré-inscritos participantes do México e de Espanha.




O valor da inscrição será de 30,00 € por pessoa. Este valor inclui transporte em Autocarro para os locais sugeridos visitar, respectivo seguro (apenas para o trajecto a efectuar de Autocarro – não existem outros) e almoço. Outras despesas não imputáveis à organização deste evento, serão da inteira responsabilidade de cada participante.

Para confirmar a inscrição de cada participante, este valor deverá ser transferido até dia 10 de Setembro de 2008, para a conta que fornecemos na newsletter que enviámos a quem se pré-inscreveu até à data de hoje.

A inscrição apenas será considerada com a boa recepção da transferência e respectivo envio de comprovativo da mesma para o nosso endereço de correio electrónico olheirosdesetubal@gmail.com

Quem ainda não se inscreveu e ainda tenciona participar neste encontro, solicitamos que nos enviem um email para prestarmos todas as informações necessárias.


Tentaremos manter a lista das inscrições confirmadas o mais actualizada possível, estando esta publicada na barra lateral do nosso blog.


Estamos ansiosos por vos (voltar a) encontrar a todos neste Sábado de Setembro.

P'la Organização

quarta-feira, agosto 20, 2008

Festas do Moinho de Maré animam Mourisca

Gastronomia, música, jogos tradicionais e artesanato fazem parte do programa das Festas do Moinho de Maré da Mourisca.





No final deste mês terão lugar as Festas do Moinho de Maré da Mourisca, que já vão na 9.ª edição. As tasquinhas e os petiscos regionais, música popular e divertimentos e jogos populares prometem atrair muita gente entre os dias 29 e 31. A organização é da Associação Esteiros e do Movimento Associativo das Freguesias do Sado e da Gambia, Pontes e Alto da Guerra.
A abertura das Festas será no dia 29 pelas 19 horas e contará com a actuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. Segue-se a inauguração da exposição “Energias renováveis não poluentes” da responsabilidade da ENA – Energia e Ambiente da Arrábida. Segue-se pelas 21 horas a inauguração oficial com a presença das entidades oficiais convidadas. A noite termina com um baile, a partir das 23 horas, animado pelo acordeonista Nuno Lopes.
No dia 30 de Agosto, pelas 17 horas, terá lugar o segundo atelier de azulejaria pela Galeria “Arte & Imaginação”. À mesma hora haverá uma simulação tauromáquica pelo Grupo de Forcados Amadores de Setúbal. À noite, pelas 21 horas, realiza-se um espectáculo de danças de salão com a União Desportiva e Recreativa das Pontes. Uma hora depois actua a Orquestra Incrível Pontelvence, do concelho do Cartaxo. Pelas 23.30 horas mais um bailarico animado por Luís Godinho.
No dia 31 de Agosto e último dia do certame, as actividades começam logo pela manhã. Às 9.30 horas terá lugar o 8.º Concurso Piscatório da Mourisca, o 5.º Passeio Pedestre Festas do Moinho (com partida junto à sede da Junta de Freguesia do Sado) e o 5.º Circuito BTT Festas do Moinho (partida junto à sede da Junta de Freguesia da Gambia, Pontes e Alto da Guerra). Ainda durante a manhã, pelas 11 horas será celebrada uma eucaristia campal.
À tarde, pelas 15 horas haverá demonstração de nautimodelismo pela Associação Micro Magic de Portugal. Às 18.30 horas, realiza-se um mini-festival de folclore com o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo e ainda outro grupo a designar.
Às 21 horas enceramento oficial das festas com a entrega dos prémios aos vencedores do 8.º Concurso de Gastronomia e do 3.º Prémio de Doçaria e Licores. Uma hora depois terá lugar um espectáculo musical com Jorge Nice Show seguindo-se um baile com os “Irmãos Cabanas”.

(In, O Setubalense - 18-08-2008)


Mais informações em http://www.festasdomoinho.pt.vu/