sábado, maio 05, 2007

Encontro de Olheiros em Moimenta da Raia / Pinheiro Novo



Os Olheiros de Setúbal apoiam o Encontro de Olheiros em Moimenta da Raia / Pinheiro Novo, organizado pelo nosso amigo Raul Coelho (http://www.olhares.com/Candinba).

Depois de vários amigos lhe solicitarem uma ida a Vinhais, decidiu organizar um Encontro de Olheiros em Moimenta da Raia / Pinheiro Novo para o próximo dia 9 Junho de 2007, Sábado.

Aldeias ricas em tradições, onde perdura as construções em granito trabalhadas à mão, os moinhos, as cascatas de água pura, os palheiros antigos, as trancas nas portas, os currais, o gado no pasto, os rebanhos, as pontes romanas, as ribeiras de água límpida e onde se pode ver as trutas a nadar, o silêncio, o chilrear dos passarinhos, o ar fresco e puro, adeus stress, é assim neste paraíso fronteiriço onde passa grande parte dos seus fins de semana, quer agora partilhar este paraíso com os seus amigos Olheiros.

Programa

08h00 – Confirmação da presença

09h00 - Pequeno almoço - sopas de alho no pote, alheiras e chouriça assada, empanada espanhola, presunto, queijo, compotas, café no pote e chocolate.
(Ao ar livre, numa ribeira de trutas com grande extensão de relva)

10h00 - Saída para o Pinheiro Novo

10h30 - Aldeia do Pinheiro

12h30 - Regresso à Moimenta

13h30 – Almoço: (actuação do grupo de gaiteiros da Moimenta)
Caldo verde, presunto, alheiras, chouriço, empanada espanhola, vitela assada na brasa, trutas de escabeche, sobremesas, bolo alusivo ao encontro, sumos, cerveja, bagaço caseiro, café e muito vinho do lavrador.
Entrega de lembranças, incluindo um DVD referente à vida quotidiano da aldeia bem como a última feira franca realizada em Abril deste ano.

15h00 - Visita à aldeia da Moimenta.

18h00 - Regresso a casa.


Preços

Adulto - 22€
Crianças a partir dos 8 anos – 10 €

Caso esteja interessado deverá enviar cheque até ao dia 31 de Maio de 2007 (sexta-feira) ao cuidado de Raul Manuel Costa Coelho


Contactos

Raul Manuel Costa Coelho
Rua do Souto, 14 – 5320-336 Vinhais
Tel: Res. 273 771 329 – Tmv 965 815 876

Moimenta localiza-se no distrito de Bragança, concelho de Vinhais.
50 Kms de Bragança – 20 de Vinhais

Mais informações em:
http://www.vinhais.com.pt/paginas/moimenta.php
http://fotosvinhais-raulcoelho.blogspot.com/



Pinheiro Novo
Freguesia com área de 32,92 quilómetros quadrados, compreende as aldeias Pinheiro Velho e Sernande.Património cultural: Igreja paroquial, capelas de S. Sebastião, de Santa Ana e de Santo António, cruzeiro, castros, vestígios da Capela de Santa Rufina, fraga do Sarilho, monte da Igrejinha, pedra espetada, necrópole, covas dos mouros, fonte velha e moinhos. Festas e Romarias: Santa Marinha (18 de Agosto), S. Sebastião (20 de Janeiro), Santa Ana (26 de Julho) e Santo António (13 de Junho).Gastronomia: Presunto, enchidos, ensopado (couve, pão e grão-de-bico), leitão e cabrito assados no forno, folar da Páscoa, pão-de-ló e pudim de ovos.Artesanato: Cestaria, rendas e trabalhos em lã.(foto – 25/11/2006, pelo fim de tarde)São vistos nesta foto duas personagens conhecidas dos olhares, nomeadamente o Paulo Patoleia e Antero de Alda.


Moimenta
Localiza-se no extremo norte do Concelho, para lá da serra da Corôa, perto da fronteira com Espanha a Norte e está situada na raia, junto à margem direita do rio Tuela. O acesso desde Vinhais faz-se pela E.N.316 e E.N.308 e dista, por estrada, cerca de 23 Km da sede do concelho.Património Cultural: Igreja paroquial, fonte dos canos, casa senhorial com capela e brasão, ponte romana, castro da Cigarrosa, moinhos e fornos comunitários, fraga dos três reinos divide Portugal, Castilha e Leão, fontes, relógio de Sol e caminho romano.Festas e Romarias: Nossa Senhora do Carmo dia 22 e 23 de Agosto. Feiras: Mensal (último domingo de cada mês) e Feira Franca (último domingo de Abril).Gastronomia: Fumeiro, presunto, javali guizado e frito, trutas fritas, rancho, cozido à portuguesa.Artesanato: Tecelagem, mantas de retalhos ecolchas de algodão e de lã.

Sem comentários: